Blog

Fique por dentro das novidades

Mezanino para indústria: Combinação de materiais e boas práticas para o uso da estrutura

Em 2 de outubro de 2020

Em nosso último post, você pôde conhecer as principais funcionalidades e aplicações de mezanino para indústria. No entanto, apesar de todos os benefícios que podem ser alcançados, existem alguns cuidados que precisam de atenção na hora de implementar a opção nesses espaços.

Saiba quais são eles a seguir:

1- Escolha de um fornecedor competente

Devido à sua enorme importância, o mezanino para indústria requer um estudo preciso de fornecedores de confiança antes da contratação do mesmo.

Ao analisar previamente a confiabilidade e a reputação da empresa, você poderá usufruir de um excelente resultado e ainda evitará futuros problemas com a mesma.

2- Não abra mão de materiais resistentes, se possível!

Na composição do mezanino, principalmente nesses ambientes, é preferível optar sempre por matérias de alta resistência e de preferência à prova de fogo.

Com isso em mente, não recomendamos, de nenhuma forma, o uso de madeira, tendo em mente as variáveis do material em relação ao recebimento de peso e ação de pragas.

Fora essas características, a madeira ainda é propensa à umidade e também ao alastramento de fogo, caso haja incidência. Nesse caso, indica-se o metal, por exemplo, que apresenta melhores benefícios e durabilidade frente à essas divergências.

3- Conhecimento sobre o piso no qual a estrutura será instalada

Após avaliar os melhores fornecedores e optar pelo material mais resistente, é fundamental ter conhecimento sobre qual é o piso utilizado no armazém. Essa informação é imprescindível antes que seja iniciado o processo de colocação do mezanino e lhe explicamos o porquê! 

Alguns tipos não suportariam o peso da estrutura somado ao das mercadorias estocadas, gerando, posteriormente um enorme transtorno.

Ao contrário, quando é possível contar com um bom piso, a infraestrutura da edificação continua solidificada e, então, todos os benefícios já citados podem ser usufruídos.

É possível combinar o mezanino para indústria com outros sistemas de armazenagem?

Como já citado em nosso último post, o mezanino não só pode como é frequentemente combinado com outros sistemas de armazenagem.

Entre os mais frequentes, podemos citar:

Racks

racks podem ser combinados ao mezanino para indústria para otimização dos espaços

São estruturas metálicas bastante utilizadas para otimizar espaço.

Elas se caracterizam inclusive, pelo aproveitamento vertical da área, possibilitando uma capacidade de armazenagem muito maior que a inicial.

Carrossel

É uma estrutura formada por estantes com prateleiras que deslizam de maneira horizontal entre as estações de trabalho.

Companhias de diversos segmentos podem adotá-la, facilitando a armazenagem de variados tipos de itens.

Entre os benefícios dessa, ainda podemos citar como exemplo:

  • Fácil instalação;
  • Redução de custos com a substituição dos equipamentos utilizados no descolamento dos materiais.

Flow rack

Trata-se de um sistema de armazenamento fabricado em metal, cujas prateleiras são ordenadas de maneira inclinada, tornando possível o deslizamento das caixas mais facilmente.

Devido à essas características é bastante instituído por empresas que estocam produtos em menor tamanho e peso.

Outra adoção muito comum da opção ainda engloba itens com alto valor agregado, restringindo o acesso de pessoas e a liberação dessas materiais.

Entre os benefícios dessa alternativa, estão:

  • Disponibilidade de guardar mais de uma caixa por unidade;
  • Reposição e organização de caixas mais facilitadas, tendo em mente que, ao retirar uma caixa, a que está atrás a substitui imediatamente.

A utilização do mezanino para indústria junto de porta-paletes

Os porta-paletes são estruturas de aço também destinadas à verticalização do armazenamento de produtos para melhor aproveitamento de espaço.

Como seu nome já indica seu uso é destinado ao estoque de produtos paletizados.

Suas estruturas facilitam a movimentação de mercadorias, tendo em vista que há cargas que não necessitam ser movidas para as operações. No entanto, é necessário a utilização de empilhadeiras que alcancem as locações mais altas.

Como você pôde observar, são inúmeros os modos de aplicar e utilizar o mezanino para indústria. Otimizando consideravelmente os processos e área no ambiente interno da mesma.

Fora isso, quando desejado, ele ainda possibilita a união com outros sistemas de armazenamento, potencializando ainda mais as operações e, por conseguinte, os resultados de sua organização.

Gostou de conhecer essas dicas?

Quer saber mais sobre o opcional e além disso, como colocá-lo em prática em sua empresa? 

Então entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado!

Veja também: 

Estruturas metálicas em condomínios: Saiba porque é a melhor opção 

Projetos de urbanização com uso de estruturas metálicas: Conheça as vantagens

 

Entre em contato

Rua Clea Casella Vendrami, 105 • Boa Vista • Ponta Grossa/PR • 84072-288

42 3236-7139

dmgf@dmgf.com.br

    © DMGF - Todos os direitos reservados © 2020

    ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS