
Mezanino para indústria: Combinação de materiais e boas práticas para o uso da estrutura
Em nosso último post, você pôde conhecer as principais funcionalidades e aplicações de mezanino para indústria. No entanto, apesar de todos os benefícios que podem ser alcançados, existem alguns cuidados que precisam de atenção na hora de implementar a opção nesses espaços.
Saiba quais são eles a seguir:
1- Escolha de um fornecedor competente
Devido à sua enorme importância, o mezanino para indústria requer um estudo preciso de fornecedores de confiança antes da contratação do mesmo.
Ao analisar previamente a confiabilidade e a reputação da empresa, você poderá usufruir de um excelente resultado e ainda evitará futuros problemas com a mesma.
2- Não abra mão de materiais resistentes, se possível!
Na composição do mezanino, principalmente nesses ambientes, é preferível optar sempre por matérias de alta resistência e de preferência à prova de fogo.
Com isso em mente, não recomendamos, de nenhuma forma, o uso de madeira, tendo em mente as variáveis do material em relação ao recebimento de peso e ação de pragas.
Fora essas características, a madeira ainda é propensa à umidade e também ao alastramento de fogo, caso haja incidência. Nesse caso, indica-se o metal, por exemplo, que apresenta melhores benefícios e durabilidade frente à essas divergências.
3- Conhecimento sobre o piso no qual a estrutura será instalada
Após avaliar os melhores fornecedores e optar pelo material mais resistente, é fundamental ter conhecimento sobre qual é o piso utilizado no armazém. Essa informação é imprescindível antes que seja iniciado o processo de colocação do mezanino e lhe explicamos o porquê!
Alguns tipos não suportariam o peso da estrutura somado ao das mercadorias estocadas, gerando, posteriormente um enorme transtorno.
Ao contrário, quando é possível contar com um bom piso, a infraestrutura da edificação continua solidificada e, então, todos os benefícios já citados podem ser usufruídos.
É possível combinar o mezanino para indústria com outros sistemas de armazenagem?
Como já citado em nosso último post, o mezanino não só pode como é frequentemente combinado com outros sistemas de armazenagem.
Entre os mais frequentes, podemos citar:
Racks
São estruturas metálicas bastante utilizadas para otimizar espaço.
Elas se caracterizam inclusive, pelo aproveitamento vertical da área, possibilitando uma capacidade de armazenagem muito maior que a inicial.
Carrossel
É uma estrutura formada por estantes com prateleiras que deslizam de maneira horizontal entre as estações de trabalho.
Companhias de diversos segmentos podem adotá-la, facilitando a armazenagem de variados tipos de itens.
Entre os benefícios dessa, ainda podemos citar como exemplo:
- Fácil instalação;
- Redução de custos com a substituição dos equipamentos utilizados no descolamento dos materiais.
Flow rack
Trata-se de um sistema de armazenamento fabricado em metal, cujas prateleiras são ordenadas de maneira inclinada, tornando possível o deslizamento das caixas mais facilmente.
Devido à essas características é bastante instituído por empresas que estocam produtos em menor tamanho e peso.
Outra adoção muito comum da opção ainda engloba itens com alto valor agregado, restringindo o acesso de pessoas e a liberação dessas materiais.
Entre os benefícios dessa alternativa, estão:
- Disponibilidade de guardar mais de uma caixa por unidade;
- Reposição e organização de caixas mais facilitadas, tendo em mente que, ao retirar uma caixa, a que está atrás a substitui imediatamente.
A utilização do mezanino para indústria junto de porta-paletes
Os porta-paletes são estruturas de aço também destinadas à verticalização do armazenamento de produtos para melhor aproveitamento de espaço.
Como seu nome já indica seu uso é destinado ao estoque de produtos paletizados.
Suas estruturas facilitam a movimentação de mercadorias, tendo em vista que há cargas que não necessitam ser movidas para as operações. No entanto, é necessário a utilização de empilhadeiras que alcancem as locações mais altas.
Como você pôde observar, são inúmeros os modos de aplicar e utilizar o mezanino para indústria. Otimizando consideravelmente os processos e área no ambiente interno da mesma.
Fora isso, quando desejado, ele ainda possibilita a união com outros sistemas de armazenamento, potencializando ainda mais as operações e, por conseguinte, os resultados de sua organização.
Gostou de conhecer essas dicas?
Quer saber mais sobre o opcional e além disso, como colocá-lo em prática em sua empresa?
Então entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado!
Veja também:
Estruturas metálicas em condomínios: Saiba porque é a melhor opção
Projetos de urbanização com uso de estruturas metálicas: Conheça as vantagens
Rua Clea Casella Vendrami, 105 • Boa Vista • Ponta Grossa/PR • 84072-288
42 3236-7139
dmgf@dmgf.com.br